.: apresentação : localização

 
 
 
 
 
 
 
               
 

Situado na região da Bairrada, com uma área de 111,1 Km2 e uma densidadepopulacional de 165,8 hab/Km2, o Concelho da Mealhada é classificado como semi-urbano, distribuindo-se por oito freguesias: Mealhada, Antes, Barcouço, Pampilhosa, Casal Comba, Ventosa do Bairro, Luso e Vacariça.

Pertence à sub região do Baixo Vouga e tem como concelhos limítrofes Anadia (Baixo Vouga), Penacova, Coimbra, Cantanhede (Baixo Mondego) e Mortágua (Dão Lafões).

É influenciado por dois importantes Distritos: Aveiro, do qual faz parte administrativamente, e Coimbra, que, por certo, maior influência exerce neste concelho, dada a maior proximidade (+/- 15 km) e as relações de mobilidade profissional mais intensas.

Tem a sua paisagem agrícola definida pelos extensos vinhedos que lhe conferem o merecido lugar de destaque, há já longas décadas, na região da Bairrada e pelo majestoso arboreto da Serra do Buçaco.

Para além da Serra do Buçaco, outros aspectos que trazem inúmeros visitantes ao Concelho da Mealhada são sem sembra de dúvidas o famoso Leitão à Bairrada e Estância Termal do Luso, com as suas famosas águas.

AS ORIGENS DO NOME MEALHADA

Existem muitas lendas sobre a origem do nome das terras de Portugal. Como sabemos, a origem do nome Mealhada não é consensual.

Encontrámos uma lenda engraçada sobre a origem do nome Mealhada (e também das povoações de Antes e Casal Comba ) inserida numa recolha feita por Viale Moutinho, que vamos transcrever.

MAS QUE GRANDE ALHADA

A lenda não diz o nome da rainha e, naturalmente, data o episódio no longínquo século XIII. O cenário é da tradicional pátria dos leitões assados. E conta a lenda que uma rainha passava por ali e viu um homem a semear alhos numa leira enorme.

Comentou a cabeça coroada:

- Mas que grande alhada!

Um dos do seu séquito, que também observara, atreveu-se a explicar:

- Saiba vossa majestade que ainda só está semeada mea alhada .

Assim, dizem, aconteceu a designação de Mealhada! E o curioso deste enquadramento cronológico é que o documento mais antigo que se conhece com tal designação data de 1288, seja precisamente do mesmo século a que se refere a lenda. O foral manuelino seria atribuído em 1514.

In MOUTINHO, Viale, Lendas de Portugal , Diário de Notícias, 2003, p.143.

AS ORIGENS DA MEALHADA

As origens da Mealhada remontam a épocas muito antigas. Vários vestígios geológicos e arqueológicos foram encontrados na zona, tais como fósseis de trilobites da época paleozóica, jazigos quaternários, pedras polidas, instrumentos de bronze... O marco militar romano da milha XII, do tempo do imperador Calígula do ano de 39, encontrado em 1856, (e que se encontra hoje nos Paços do Concelho), indica que a estrada romana consular de Olisipo a Bracara passava nas proximidades.

Segundo Branquinho de Carvalho, a povoação de Vila Verde, citada em documentos de 972 e 974, não se deveria encontrar muito afastada do sítio actual da vila, provavelmente no lugar que hoje se chama Póvoa.

O primeiro documento em que aparece a designação da vila é de 1288, como Mealhada má ou Mealhadamá. A seguir ao final do século XVI predominou a forma corrente de Mealhada.

Sobre o nome Mealhada são apresentadas três hipóteses para a sua origem:

  1. “Meia-moeda”;
  2. “Meada” (meada ou nó de estradas);
  3. “Mealha” (antiga moeda de cobre).

A 12 de Setembro de 1514, o rei D. Manuel I concede foral à Mealhada e também à Vacariça. Todavia, a Vacariça exerceu domínio administrativo sobre a Mealhada, afirmando a sua supremacia até 6 de Novembro de 1836, data da criação do concelho da Mealhada, no reinado de D. Maria II. A freguesia da Mealhada, contudo, só foi criada a 24 de Junho de 1944 (Dec. Lei nº 33730 de 24/6) por desmembramento da freguesia da Vacariça. Eclesiasticamente, a Mealhada continuou dependente da Vacariça até há bem pouco tempo. A padroeira da cidade da Mealhada é Santa Ana.

Bibliografia:

- CARVALHO, A. Breda, Mealhada. A Escrita e o tempo , Mealhada, Ed. Autor, 1997;

- Enciclopédia Luso-Brasileira, artigo “Mealhada”, vol. XXXIII.